Entender a dor como um processo físico ajuda no trabalho de parto

Outro dia assistindo e fazendo uma aula de yoga com a maravilhosa @prileiteyoga ela falou algo que achei bem interessante sobre a experiência da dor física. Achei super aplicável para a experiência das contrações do parto que tanto criam ansiedade pela intensidade que podem acontecer. Por isso compartilho aqui a fala dela para essa aula que foi voltada para aliviar a tensão e a dor e vou transportando essa fala para a experiência das contrações vivenciadas no parto.

Ela diz que "a dor física é um processo, uma coisa muito bacana que funciona como um aviso ao corpo para o alertar que é hora de desacelerar e de olhar para dentro um pouco mais. Então, por mais que seja desafiador, a dor tem um propósito". A Pri até brinca que "é como se fosse um amigo batendo na porta dizendo: "Preciso falar com você!"" E você para naquele momento para ouví-lo. No caso da parturiente, seria como se ela estivesse recebendo uma mensagem do filho dizendo: estou chegando, comece a se preparar. E ela para tudo para sentir e o receber.

Assim, mentalmente você poderá dizer ao seu corpo quando as contrações chegarem: "tá tudo bem, estou te ouvindo, estou atenta, estou aqui." Se permita parar e observar como você se sente. "Muito importante quando você está com dor, você parar e realmente escutar."

Uma das coisas que a Pri recomenda para aliviar a tensão é a respiração profunda. "Uma respiração mais curta acaba criando tensão. Numa respiração profunda, a respiração é lenta, a exalação é longa, como se você estivesse constantemente se escutando, e dizendo a você" e ao seu filho: "Tudo bem... agora devagar, aos poucos exala, solta, relaxa, confia. Você está num lugar seguro, você pode relaxar, tô te ouvindo, vai ficar tudo bem." E irão assim criando uma conexão entre vocês.

Na aula ela recomenda: "simplesmente, permita-se relaxar". No caso da parturiente eu digo, permita-se a essa entrega. Foque no seu momento e saiba que a dor é também uma aliada para trazer o que lhe será de mais precioso aos seus braços: seu filho.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alívio da dor de parto parto Parto Humanizado trabalho de parto

Quem viu também curtiu

2018 VOICE Collection - Uma nova realização!

Desta vez, uma história de nascimento premiada!

Acredite na sua Natureza na Hora do Parto! 

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp