A Importância da Hora de Ouro

O contato pele a pele, aquele em que o bebê é colocado em contato DIRETO com a pele da mãe, sem a interferência de tecidos, traz inúmeros benefícios! E ele pode acontecer independente da via de nascimento (as imagens que ilustram são de após uma cesárea), basta que a mãe e o bebê estejam bem, o que acontece na grande maioria dos casos.

O contato DIRETO ao corpo da mãe ajudará a manter o bebê adequadamente aquecido, o que irá acalmá-lo ajudando a estabilizar de maneira mais rápida outros parâmetros, como seus batimentos cardíacos, sua respiração, e glicemia, diminuindo consequentemente o choro e o estresse, nesse caso, tanto do bebê quanto da mãe. Isso deve acontecer na famosa “Hora de Ouro”, a primeira hora de vida do bebê, quando ele apresenta um reflexo de sucção muito forte e procura instintivamente a mama.

Esse primeiro vínculo promoverá a liberação de ocitocina, que provoca a contração uterina e a ejeção do leite. O bebê irá receber o colostro que é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras funcionando como a primeira vacina para o bebê.

Nesse contato, o bebê será exposto em primeiro lugar às bactérias da mãe que costumam ser menos agressivas e contra as quais o leite materno possui fatores de proteção. As bactérias maternas passam a habitar o intestino e a pele do bebê, e, dessa forma, irão competir depois com as bactérias mais nocivas do ambiente hospitalar, prevenindo a ocorrência de infecções.

Alguns dos primeiros cuidados podem ser feitos com o bebê ainda no colo da mãe, logo que finalizar a hora de ouro, como a vitamina k injetável e algumas das avaliações.

Permitir esse primeiro encontro afetuoso, com tempo e tranquilidade permitirá a família colher todos os benefícios desse momento tão único! Tudo isso tornará a transição do ambiente intrauterino para esse novo mundo mais agradável e gentil.

E caso a mãe não se sinta bem nessa primeira hora o pai poderá exercer esse papel para que o bebê possa usufruir de alguns desses benefícios advindos do contato pele a pele.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

assistência humanizada ao nascimento colostro contato pele a pele Hora de Ouro

Quem viu também curtiu

Acredite na sua Natureza na Hora do Parto! 

O uso da água aquecida, um aliado no trabalho de parto 

A Dor no Parto

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp