Família - Um Dia na Vida

O Começo de uma Transformação

No início da pandemia recebi uma ligação da Bárbara:


"Ei, tudo bem? Tenho uma novidade!"


Ela falou com uma voz ótima e aí logo pensei: Tá grávida do 3º filho!


E ela disse: "estou com câncer de mama".


Levei um baque!


E nessa nossa primeira conversa já senti a força dela. O desejo de enfrentar e encarar não o "processo da doença", mas o "processo da cura"


Ela queria fazer algumas poucas fotos, retratos dela. Queria se ver.


acompanhei a família da Bárbara quando o caçula ainda era um bebê e mesmo sabendo que a forma como fotografo não é dirigida, me pediu para que nesse momento fosse eu quem estivesse com ela.


Aceitei o desafio e me senti muito honrada em realizar esses registros tão importantes para ela e que fariam parte da força dessa história.


Ela adorou o resultado! Acho que foi uma maneira que ela buscou de se olhar de fora, sem os seus próprios filtros. De extrair e encarar o seu alter ego para enxergar o que havia nela, por dentro, interno. Um olhar por meio de um outro olhar, que lhe trouxe uma reconexão, uma revelação, um acreditar que ela estava ali e isso era o que importava. A certeza que ali começava uma transformação, dali sairia uma nova mulher, mas que essa, a daquele momento, não seria esquecida.


Pouco tempo depois ela me ligou novamente e disse toda bem humorada: "Quero agora fotos da minha careca!" Seria como uma forma de documentar o start dela nesse processo. E lá fui eu, registrei não só a carequinha dela, mas aquele sorriso lindo, confiante e cheio de amor com a sua família!


Ali nos despedimos e ela disse que daria um descanso dos registros durante o tratamento. Acho que essas fotos já foram suficientes para ajudar nesse start. Ali iniciava um mergulho para a cura, do qual ela já sentia, emergiria uma nova pessoa.


Durante o tratamento, Bárbara resolveu desenvolver projetos seus que não saiam do papel. Não queria deixar nada mais inacabado. Gostava de escrever, mas nunca levou isso à frente. Mesmo com as indisposições e incertezas ao longo do tratamento, desejar ver esse projeto realizado a manteve mais ainda motivada. Conseguiu! No mês passado, antes mesmo de concluir o seu tratamento, ela lançou o seu primeiro livro: "Cruel". Uma história tão boa que duas editoras quiseram publicá-lo! 


É tão legal ver quando as pessoas conseguem fazer de desafios difíceis um motor para descobertas tão positivas e transformadoras. Se redescobrir, se reinventar com frutos tão lindos! Mais lindo ainda foi ver a alegria dela no lançamento do livro, ver seus olhos brilhando e ver que seu sorrisão se mantém e com muita leveza. 


Por isso, agora, resolvemos publicar essas imagens, não a parte do corpo, que é uma memória mais íntima, só para ela e que por isso foi protegida com uma arte gráfica, mas a expressão da sua firmeza e ao mesmo tempo leveza, que sobrepunha todo o medo e a dor que, sim, estavam ali fortemente também presentes, para que essa história possa inspirar outras pessoas. Inspirar a enfrentar os desafios que a vida nos impõe, por mais difíceis que sejam, com força e determinação. Se cuidar e permitir ser cuidada, ser abraçada; se reinventar. 


Orgulhosa de você, Bárbara! Alce voo nesse novo caminho! 


Obrigada, sempre, pelo carinho e confiança! Obrigada, por me inspirar!



{ Você também pode ter um registro assim! }

- Clique aqui e venha saber mais! -


Mãe com câncer de mama, brinca com seus filhos
mãe em tratamento de câncer com os seus filhos em foto de Adriana Costa
mãe em tratamento de câncer de mama encara o tratamento com positividade ao lado da familia
carinho e apoio da família durante tratamento para o câncer de mama
casal enfrentam juntos o câncer de mama