Parto

Maternidade Neocenter - BH, MG

O Nascimento de Benjamin

O que dizer desse parto maravilhoso?!


Difícil colocar em palavras! Acho que ALEGRIA, PRAZER e ENTREGA possam ser as melhores palavras para o representar!


Teve leveza, vigor, alento, presença, concentração, muito sorriso e até dança da Anita para ajudar a entrar no trabalho ativo do parto, um pouco antes da minha chegada!


Foi tão especial que nada melhor do que as próprias palavras da mulher que o vivenciou e o sentiu na pele com tanta intensidade e amor para o descrever!


Compartilho aqui, então, o relato lindo dela:


"Dia 15/09/2022 seria nossa DPP. Chegaríamos às 40 semanas. Menti esta data durante toda gestação, pras pessoas não ficarem me perguntando ou achando que o Ben tava passando do tempo. Pra todo mundo, ele chegaria fim de setembro/início de outubro.

Mas o fim do mês de agosto foi escolhido por meu pequeno. Era domingo, 28/08, quando planejei minha segunda, que tinha como atividade principal a arrumação das malas da maternidade. Afinal, já tava com mais de 37 semanas e as boas práticas indicam malas prontas a partir da 34a. Tava muito atrasada. Portanto, na segunda (29), arrumaria as malas, à tarde, iria ao spa que estava marcado, no @institutonascer, de lá, iria ao shopping, à farmácia, ao supermercado…

Só que acordei preguiçosa naquela 2a, não é algo comum pra mim. Não quis fazer minha atividade física. Levantei, tomei meu café e voltei pra cama, fiquei estudando coisas sobre o parto, fazia isso o tempo todo, enquanto estava “de boas”. Olhei no relógio: 11h25. Resolvi reagir pra arrumar as malas. Levantei e, quando cheguei na porta da cozinha, um líquido transparente e quente desceu pernas abaixo. Fiz um vídeo e mandei pra minha equipe.

Minha bolsa rompeu no dia 29 de agosto, por volta de 11h30. A @dramayaraqcosta pediu para ir ao IN pra uma avaliação, mas que era pra manter a calma e minha lista de atividades sem alterações. Lá, ela confirmou a bolsa rota - enfim, faço parte da estatística de que 1 a cada 12 mulheres têm bolsa rompida antes do trabalho de parto iniciar. E a orientação era: sem o resultado do exame streptococcus (só sairia no dia 02/09, se positivo, precisa tomar antibióticos de 4h/4h até o bebê nascer, se negativo, não precisa de nada) tínhamos 18h para aguardar meu TP iniciar espontaneamente. Portanto, segui meus planos, desfrutei do meu spa, fui ao shopping e comprei o que faltava pra arrumar as malas, lanchei com meu marido, voltei pra casa, arrumei as malas, lavei e sequei o cabelo.

Meu prazo era até às 7h do dia 30/08, se não, teria que internar, começar a ministrar o antibiótico e indução do parto. A madrugada passou ilesa, tive apenas algumas contrações por volta das 5h. Às 7h estávamos na maternidade, iniciamos o antibiótico e a indução… (o resultado do exame streptococcus foi antecipado com resultado negativo e o antibiótico foi suspenso)também usamos estratégias para induzir naturalmente meu TP, produzindo ocitocina pura e abundante… namoramos, dancei muito (até viralizei). Tudo que nos dá prazer, estimula o TP, experimentem! Por volta de 21h, o TP Ativo começou e não parou mais.

Entre uma contração e outra, lembrava das meditações e afirmações que fiz durante a gestação. Lembrava das ondas do mar, que a @sabrinabaracho me ensinou: elas começam pequenas, têm seu auge, diminuem e se fundem à calmaria do mar… a cada contração, via o meu mar. Vi minhas avós Stelina e Lídia sorrindo pra mim, bem pertinho da janela, ao lado da Dra. Mayara. Em nenhum momento passou pela minha cabeça não conseguir. Will me segurava com força e amor. Ele me lembrava que eu era forte e também falou incontáveis vezes: “Vc tá linda!” Eu acreditei. @lena.bezerra e @adrinezcancado trabalhavam sem parar no alívio da dor no ápice das contrações, elas olhavam nos meus olhos e diziam: “Vc consegue.” A Dra. @greicecampol me abanava e sorria.

No resumo da ópera, com ou sem @anitta, a dor existe, mas mantive o foco no prazer orgástico que sentia após a dor intensa. Os momentos de relaxamento são muito maiores que os de dor. Pensei um parto na banheira, mas a água quentinha me acolhia demais, eu ficava mole, só curtindo o prazer. Precisei sair do conforto e procurar outras posições que me deixassem experimentar a contração com mais intensidade.

Viramos o dia, chegamos a 31/08, sentada na banqueta, sentia a cabeça do Ben coroar… Estava ali, entregue à partolândia, em 4h de TP Ativo, que, pra mim, passaram sem perceber. Minha equipe pedia pra que eu mostrasse a língua e, a cada língua que mostrava; ele descia mais um pouquinho… pedi ao Will pra deixar de ser meu conforto nas costas e correr pra pegar nosso pequeno, ele tava pronto! Era 1h23 quando nosso Ben saiu da minha barriga, depois de 37 semanas e 6 dias, pras mãos do pai, que colocou-o no meu colo. A gente se olhou em instantes eternos. Nossa vida tinha acabado de mudar pra sempre… pra muito melhor!

Não faria nada diferente. Reencontrei minha essência, me reconheci forte sem medida, descobri que nasci pra ser mãe e que parir é, verdadeiramente fonte de vida. Em mim, minhas ancestrais e outras mulheres podem ter uma boa experiência para dar a luz. Em mim, elas são felizes, têm apoio do parceiro e de uma equipe extraordinária! Em mim, elas se realizam como filha, mulher e mãe! Em mim, elas são felizes! 

Obrigada a todos que fizeram desta experiência verdadeira, profunda e linda pra minha família!

Sandramara Almeida Damasceno."


Sandra e Will, sigo aqui encantada e muito honrada por ter vivenciado esse momento tão maravilhoso ao lado de vocês! Foi uma verdadeira comunhão para receber o Ben! A sua, a de você e do Will, a da equipe, todos unidos, em sintonia e com total presença para o acolher! Ben chegou, abraçado por essa energia boa, carregada de afeto e muito amor! 


Parabéns, meus lindos, vocês foram e são incríveis!! Que essa energia mágica continue sempre no caminho que irão trilhar agora juntos, em família!


Equipe de Parto: @institutonascer

Obstetras: @dramayaraqcosta, @greicecampol

Enfermeira Obstetra: @adrinezcancado

Doula: @lena.bezerra



{ Você também pode ter um registro assim do nascimento do seu bebê! }

- Clique aqui e venha saber mais! -